06 Novembro 2017
“Peçamos pelos cristãos da Ásia, para que favoreçam o diálogo, a paz e a compreensão mútua, especialmente com aqueles que pertencem a outras religiões.” Esse é o pedido do Papa Francisco no vídeo para as intenções de oração do mês de novembro, iniciativa promovida pela Rede Mundial de Oração do Papa e realizada pela agência La Machi, em colaboração com o Centro Televisivo Vaticano.
A reportagem é publicada por Vatican Insider, 11-03-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
“Devemos promover o diálogo entre religiões e culturas”, diz o papa no filme, enquanto as imagens de rostos de traços tipicamente asiáticos se alternam aos das populosas cidades da Índia, dos templos na China, dos vilarejos do Oriente Médio e dos campos do Vietnã e Camboja. Tudo como demonstração da “surpreendente” variedade de populações, culturas e religiões que caracteriza o continente: uma variedade “que me impressiona”, diz Bergoglio.
“O diálogo é uma parte essencial da missão da Igreja na Ásia”, acrescenta. Justamente a Igreja, nesses países, é “uma minoria”. Por isso, “o desafio é apaixonante”.
“Peçamos pelos cristãos da Ásia, para que favoreçam o diálogo, a paz e a compreensão mútua”, é, portanto, a exortação do pontífice que, no fim do mês, se dirigirá em viagem apostólica a Myanmar e Bangladesh.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Francisco: ''Diálogo e paz entre os cristãos da Ásia e as outras religiões'' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU